Fogos de artifício
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL)
Bacharelado em Química
Resumo da Semana da Química – 1QA
A Química dos Fogos de Artifício
Nome: RA:
Larissa Ruiz 1512066
Lucas Viana 1512072
Rafaella Russano 1512093
Carolina Raíssa 1512110
Victor de Rossi 1512097
Amanda Paixão 1512167
São Paulo
• Do que são feitos?
Barulhos estrondosos e faíscas reluzentes é a melhor definição para os fogos de artifício. Mas, porque das diferentes cores e do barulho tão gigantesco? Tudo isso possui uma explicação química. O grande barulho gerado pela queima dos fogos de artifício deve-se a quantidade de pólvora nele contido. Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (a qual é feita a partir de uma mistura de enxofre, carvão e nitrato de potássio, popularmente conhecido como 'salitre') e por um sal de elemento determinado, o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão.
O fogo de artifício é basicamente um dispositivo que fica envolvido em um cartucho de papel de formato cilíndrico. Na parte inferior do cartucho fica o propelente, ou seja, o que leva o fogo de artifício para o alto. E na parte superior fica a 'bomba', a qual é composta por pacotinhos do sal responsável pelas diferentes cores e efeitos na hora da explosão. O propelente mais utilizado é a pólvora negra.
A pólvora utilizada em um fogo de artifício possui também nitrato de potássio (KNO3), perclorato de potássio (KClO4) ou clorato de potássio(KClO3), pois a presença de um desses sais aumenta a capacidade de explosão e a luminosidade