Fogos de artifício
Os fogos de artifício são explosivos dotados de um pavio para iniciar a combustão. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode violentamente. Eles são usados em festas populares ou celebrações para criar um efeito ruidoso ao acontecimento, e como meio de aviso de que algum acontecimento está iniciando ou terminando.
Índice [esconder]
1 Tipologia
1.1 Segurança
1.2 Produção
1.3 Rojões
1.4 Química
1.5 Celebrações
1.6 História
2 Referências
Tipologia[editar | editar código-fonte]
Os fogos de artifício são identificados por classe.1 As bombinhas, por exemplo, enquadram-se na classe A, uma vez que possuem até 0,020 quilogramas de pólvora.2
Classe Descrição1 Limite de pólvora Restrições Exemplos
Classe A Fogos de vista com ausência de estampido Até 20 centigramas de pólvora Podem ser utilizadas por crianças acima dos 12 anos, desde que acompanhadas pela supervisão de um adulto.2 Balões pirotécnicos, bombinhas etc.
Classe B Fogos de artifício com estampido Entre 21 e 25 centigramas de pólvora "Pots-a-feu", "morteirinhos de jardim", "serpentes voadoras" e equivalentes.
Classe C Fogos de artifício com estampido Entre 25 centigramas e 2,5 gramas de pólvora De acordo com a definição do Regulamento R-105, não podem ser comprados por menores de 18 anos e sua queima depende de licença da autoridade competente, com hora e local previamente designados, nos casos de festa pública, em qualquer local, ou dentro do perímetro urbano.3 Rojões com ou sem flecha, rojões com ou sem vara, etc.
Classe D Fogos com estampido Acima de 2,5 gramas de pólvora Baterias, morteiros etc.
Segurança[editar | editar código-fonte]
Uma atitude muito importante que devemos tomar como pais ou responsáveis é o de acompanhar as crianças no processo com materiais explosivos, colocando esse tipo de material fora do alcance delas, assim assegurando uma festa sem acidentes. Os perigos dos explosivos são muito variados e podem