Fogo
O domínio do fogo representou um passo fundamental para a sobrevivência do Homem no meio que naturalmente lhe era hostil. Para isso apontamos cinco razões:
O Homem foi o único ser vivo a não recear o fogo, o que lhe dava uma grande vantagem sobre as outras espécies.
- Passou a possuir uma fonte de calor, o que foi de fundamental importância, pois o protegeu do frio que poderia ser mortal.
- Permitiu-lhe a cozedura dos alimentos, facilitando a sua deglutição e digestão. Este fato teve como consequências a regressão das mandíbulas e o aumento da caixa craniana e do volume cerebral, além de tornar os alimentos mais saudáveis, pois elimina as bactérias existentes nestes.
- Contribuiu para o desenvolvimento de novas técnicas, que facilitaram a fabricação de instrumentos, que vieram a ser usados como forma de defesa.
- Valorizou a vida em grupo e consequentemente o desenvolvimento da comunicação e da linguagem, uma vez que foi um fator de encontro e de reunião, por consequência, os laços sentimentais reforçavam-se, dando origem às primeiras famílias.
Em resumo se não tivesse sido descoberto o fogo, não teríamos nenhum alimento cozido, não teríamos nenhum avanço tecnológico e não teríamos como nos defender de animais ferozes e do frio, isso se a espécie humana tivesse conseguido sobreviver até os dias