fobia
Características que se destacaram:
Expressão plena dos estados de alma, das paixões e das emoções;
Exaltação da liberdade individual e social;
Gosto por ambientes solitários e noturnos, considerados mais propícios por confidências e aos desabafos sentimentais;
Visão da natureza como exemplo da manifestação do poder de Deus e como refúgio acolhedor para o homem que busca paz interior, longe das perturbações da vida em sociedade.
Romantismo em Portugal.
Um tempo de agitações políticas:
Em Portugal, o começo do século XIX é um período de grande agitação política, mesmo com a Revolução Industrial ainda não havia chegado a Portugal, continuava basicamente um país agrário.
A disputa pelo poder:
Depois de abdicar do trono do Brasil em favor do filho, D. Pedro I voltou a Portugal para disputar o trono com seu irmão, D. Miguel. A disputa durou dois anos e foi vista como uma luta entre o liberalismo e o absolutismo. D. Pedro vence o irmão e em 1834 firmar-se um acordo e D. Miguel é exilado.
Ocorrem então algumas reformas sociais e políticas, mas as disputas entre conservadores e liberais continuam por todo o século XIX. As agitações só acabam com o assassinato do rei D. Carlos e do filho D. Luíz Filipe, em 1908. E em outubro de 1910, proclama-se a República em Portugal.
Alguns nomes se destacaram no Romantismo em Portugal, entre eles estão:
Almeida Garrett
José Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett foi um importante poeta e romancista português do século XIX. É considerado um dos mais importantes escritores do romantismo português. Nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1799 e morreu em 1854, na cidade de Lisboa. Seus romances possuíam um forte caráter dramático. Participou também da política, escrevendo sobre este tema. Produziu textos históricos, críticos e diplomáticos.
Possuía um talento flexível para escrever, imprimindo em suas obras uma notável individualidade, elegância e originalidade.