FMI: Brasil deve crescer 3% em 2013 e 4% no ano que vem
Esta é a segunda vez que o FMI revê para baixo a estimativa de crescimento da economia brasileira para 2013. Em janeiro, o FMI já havia baixado a previsão, que era de expansão de 4% divulgada em um relatório feito em outubro de 2012. A proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, apresentada pelo Governo ao Congresso, na última segunda-feira (15), foi elaborada sobre a estimativa de crescimento de 3,5% este ano e de 4,5% no ano que vem.
A expectativa é de que o PIB global tenha expansão de 3,3% este ano, abaixo dos 3,5% projetados em janeiro pelo Fundo. Para 2014, a estimativa segue inalterada, com previsão de crescimento de 4%, de acordo com o relatório "Projeção Econômica Mundial: Esperanças, Realidades, Riscos", divulgado nesta terça-feira.
O crescimento mundial continuará a ser puxado pelos emergentes, especialmente a China, que deverá crescer 8% este ano. Já entre os países desenvolvidos, a média de expansão do PIB deverá ser de apenas 1,2% em 2013. Neste bloco, a economia americana deverá ter o maior crescimento, de 1,9%.
Poucos países tiveram revisão para cima nas projeções de crescimento em 2013. Japão e Alemanha estão entre eles. Para 2014, o FMI elevou a estimativa de crescimento do Brasil dos 3,9%, previstos em janeiro, para 4%. A economia brasileira deve se recuperar este