fmea
Anderson Grzelkovski andergrze@hotmail.com RESUMO
Fala-se muito sobre competitividade, mas existem dois tipos de competidores: os que jogam limpo, com competência, experiência e conhecimento e os que jogam sujo: roubando, atacando e invadindo e nesse caso é guerra. Pois essa guerra está ocorrendo no mundo inteiro, departamentos de defesa, empresas de energia, corporações e bancos, são os alvos preferidos de grupos privados e de outros financiados até mesmo por países.
Algumas empresas, líderes em seus setores, chegam a bloquear milhões de acessos em suas redes. São hackers querendo saber o que a empresa faz para ser líder, conhecer seus produtos, seus processos, suas estratégias. Essa perspectiva trouxe a segurança da informação para um patamar novo, não apenas relacionada com a esfera da tecnologia e das ferramentas necessárias para proteger a informação, mas também como um dos pilares de suporte à estratégia de negócio de uma corporação.
Palavras-Chava: Segurança da informação
1. INTRODUÇÃO
A internet trouxe benefícios imensos, alguns quase inimagináveis. Nela tudo pode ser encontrado, visto e aprendido. Todos os lugares podem ser visitados e todos podem se relacionar onde quer que estejam. Mas ela também traz seus lados negativos e por isso as empresas devem estar atentas e preparadas.
Os membros das organizações devem proteger as informações das corporações as quais pertencem. Isso significa como utilizá-las internamente e também como publicá-las na internet. Esse conhecimento se torna ainda mais necessário com a popularização das redes sociais. Informações corporativas podem ser encontradas em redes como LinkedIn e Facebook e isso pode representar uma grande ameaça para as empresas. Contudo é errado acreditar que a invasão a informações pode acontecer somente através da Internet. Um computador que não foi bloqueado após o seu uso, documentos não retirados da impressora ou não destruídos podem facilitar o