Fmea Freios
A FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma técnica indutiva que analisa sistematicamente todos os modos de falhas de um sistema e identifica os efeitos resultantes destas falhas sobre outros itens e sobre o sistema de maneira geral. Cada modo de falha é considerado individualmente como uma ocorrência independente, sem qualquer relação com outras falhas do sistema.
A metodologia foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar no diagnóstico e previsão de falhas de equipamentos.
Os objetivos da FMEA são:
− Identificação dos modos de falhas dos itens de um sistema;
− Avaliação dos efeitos das falhas;
− Redução da probabilidade da ocorrência de falhas em projetos de novos produtos ou processos; − Redução da probabilidade de falhas potenciais (ou seja, que ainda não tenham ocorrido) em produtos ou processos já em operação;
− Aumento da confiabilidade de produtos ou processos já em operação por meio da análise das falhas que já ocorreram;
− Redução dos riscos de erros e aumento da qualidade em procedimentos administrativos.
Apesar de ter sido desenvolvida com um enfoque no projeto de novos produtos e processos, a metodologia FMEA, pela sua grande utilidade, passou a ser aplicada de diversas maneiras.
Assim, ela atualmente é utilizada para diminuir as falhas de produtos e processos existentes e para diminuir a probabilidade de falha em processos administrativos. Ela tem sido empregada também em aplicações específicas tais como: análises de fontes de risco em engenharia de segurança e na indústria de alimentos.
2. APLICAÇÃO DA FMEA
A análise de modos de falha e efeitos pode ser aplicada em vários níveis, ou seja, componentes, equipamentos ou sistema, dependendo do grau de detalhamento desejado.
Essa técnica pode ser usada:
− Na fase de projeto de sistemas visando detectar possíveis falhas e melhorar a confiabilidade do sistema;
− Na revisão de segurança de sistemas e unidades em operação procurando verificar a propagação das falhas sobre os outros