Trabalho sobre fmea
ISO 9000 é uma série de padrões acordados pela Isso. Atualmente, diversos países reconhecem a série 9000 como padrão de qualidade e certificação para o comércio internacional. Além da série 9000 há também a série 14000, que já foi desenvolvida para controlar o impacto das atividades e resultados de uma organização ambiental. Com isso o padrão Iso 14000 também pode levar benefícios como a redução de custos na administração de desperdícios, conservação de energia e na diminuição nos custos de distribuição a melhoria na imagem corporativa.
A Iso 9000 consiste em cinco partes principais numeradas como 9000 a 9004, relacionando em um nuum da empresa operacional, a série iria do projeto e desenvolvimento à aquisição, produção e instalação. IDENTIFICAÇÃO DOS DEFEITOS
1 – Processamento omitido
2 – Erros de processamento
3 – Erros na preparação das peças de trabalho
4 – Peças faltando
5 – Peças erradas
6 – Processamentos das peças de trabalho erradas
7 – Má operação das máquinas
8 – Erros de ajuste
9 – Equipamentos que não foi realizado o setup adequadamente
10 – Ferramentas e moldes impropriamente preparados.
FMEA consiste em detectar todos os modos de falhas e prever os seus efeitos. Isso significa que para um único modo de falha, pode haver mais de um efeito sobre o processo ou produto. Por meio de formulários padronizados, é possível registrar as análises e definir prioridades de melhoria. Uma FMEA pode ser usada para analisar um processo ou um produto, ou seja, ela pode ser usada como exemplo em uma indústria automobilística, na qual falhas podem colocar em risco a segurança do cliente. Ela faz parte, dos requisitos da ISSO/TS 16949, especificação técnica do setor automotivo. Efeito é aquilo que é causado pelo modo e sentido pelo cliente. E temos como efeito o Efeito Modo e o Efeito Investigação:
Efeito Modo: O que pode interferir negativamente no funcionamento perfeito do freio?
Efeito