Usinagem
Paper CRE05-PF16
FMEA APLICADO NO PROCESSO DE USINAGEM DE DISCO DE FREIO
Silvia M. Macedo, Jurandir J. Nardini e Modesto H. Ferrer
FUMEP Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba AV: Monsenhor Martinho Salgot, 560, Bairro Areião, CEP 13414-040, Piracicaba, SP E-mail para correspondência: smmacedo@pinga.eep.br
Introdução
Entende-se por problema o “desvio entre uma situação ideal (resultado esperado) e uma situação real (resultado obtido)”. Para empresas e organizações em geral identificar problemas não é uma tarefa difícil, pelo contrário na maioria das vezes é obvio e claro. Com isso muitas organizações empenham seus esforços na detecção e correção de falhas, e pouca importância é dada a prevenção de falhas. Porém se analisarmos verificamos que temos problemas devido a falta de ações preventivas no passado. (Manual MB&A, 2004).
Atuar de forma preventiva, é o primeiro passo para conseguirmos uma busca cada vez maior pela melhoria contínua, sendo este um diferencial para que as empresas consigam sobreviver no mercado, tendo um produto competitivo, atendendo desta forma as exigências do mercado e seus clientes.
Para isso as organizações estão aplicando cada vez mais técnicas e metodologias com base estatísticas objetivando a prevenção, detecção e controle de falhas nos projetos, processos e sistemas, com isso utiliza-se o FMEA (Failure Mode and Efects Analysis - Analises de Modos de Falhas e Efeitos) como uma ferramenta vital na prevenção de falhas atuando dentro de programas de qualidade e confiabilidade.
Objetivo
O objetivo deste estudo é demonstrar que através de uma ferramenta eficaz como FMEA, conseguiremos obter níveis cada vez mais altos de qualidade, permitindo desta forma que projetos, processo e sistemas atinjam índices de confiabilidade cada vez mais altos.
Verificamos que para as empresas o