Fluxos Materiais e Imateriais
Em 15 de abril de 2008, a imagem “Representação gráfica dos detritos espaciais em volta da Terra”, na página 16 do caderno do aluno, foi uma das que foram divulgadas pela Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês), retratando o lixo espacial na órbita da Terra. De acordo com a agência, desde o primeiro lançamento (1957) até janeiro de 2008, cerca de 6 mil satélites foram enviados para a órbita terrestre. Na data de divulgação das imagens, a estimativa era de que apenas 800 deles estariam ativos, dos quais 45% localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre.
Explorando as nuances ambientais e tomando-a como mote para refletir sobre a amplitude do atual meio técnico-científico-informacional, pergunto: O que vocês entendem pela expressão "sociedade da informação" e quais impactos conhecem das tecnologias de comunicação na cultura e na economia mundiais?
A aceleração contemporânea altera a natureza do espaço geográfico, imprimindo um novo ritmo às ações humanas. Certas inovações técnicas contribuíram para a mudança na relação espaço-tempo no atual período técnico-científico-informacional. Vamos ler o texto “Os fluxos de informação”, na página 17 do caderno do aluno. Apesar de ainda não haver homogeneidade na distribuição desses bens (telefone, radar, fotografia, rádio, bomba atômica, transistor, circuito integrado) citados no texto, eles influenciam em demasia nossa vida cotidiana, e boa parte dessas novas criações acabou revolucionando um dos setores mais importantes da atividade