artigo
INDISCIPLINA NA SALA DE AULA:
Dificuldade de Aprendizagem ou Desinteresse do Aluno?
Psicopedagoga Clínica e Institucional. Professora Universitária na área da Educação. Licenciada em Letras (Português e Inglês) e em Pedagogia (Administração e Supervisão Escolares). Tutora em EAD na área de Mídias na Educação.
São Paulo
2013
RESUMO
Sabe-se que a indisciplina de alunos em sala de aula é um dos grandes problemas enfrentados atualmente por educadores brasileiros do ensino fundamental, que em sua grande maioria, acabam desmotivados em parte das vezes, ou afastados de suas atividades por diagnósticos de doenças laborativas diversas. Fatos estes que só colaboram no aumento da problemática citada acima.
Cabe ao investigador e estudioso do fato “Indisciplina” a análise das circunstâncias que fazem parte do processo gerador de tais dificuldades dentro do ambiente escolar e ainda a observação dos fazeres pedagógicos de todos os envolvidos, enquanto sujeitos ativos no meio diagnosticado. Desta forma, participantes e responsáveis pelos resultados obtidos.
Considerando ainda, o papel do investigador, é de suma importância, o estudo de uma literatura pertinente e condizente com o objeto pesquisado e que tem por base toda a legislação vigente que rege a educação atualmente no país, tais como: Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal n.° 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigos 53 a 59 e 136 a 137; entre outras mencionadas na bibliografia, que orientou e formou o sistema de ensino nos moldes como são apresentados atualmente. E que desta maneira, novos estudos possam traçar novas perspectivas em rumo à educação do futuro.
Assim, problemática e estrutura de ensino estão intrinsecamente ligados. Geradores e norteadores das atuais ações e responsáveis por novos rumos seguidos, que construirão a educação de