Cortes e Secções
A diferença entre uma seção e um corte está no fato de que no corte representa-se o que está em contato com o plano de corte e o que está além deste em vista e, nas seções, somente se representar a parte da peça efetivamente seccionada.
Adota-se este tipo de representação principalmente em peças que mudam sua forma ao longo do seu desenvolvimento. Com as seções pode-se mostrar como é a forma da peça em cada parte da mesma, sem a necessidade de gerar um corte completo em cada uma destas posições.
MODO DE CORTAR
Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempre imaginário. Ele permite ver as partes internas da peça. Este tipo de representação significa normalmente a necessidade de menos vistas necessárias para a total compreensão da peça.
Ao se desenhar a peça cortada algumas arestas antes invisíveis se tornarão visíveis em função de ter-se retirado parte da peça que impedia sua visibilidade. Estas arestas que passarão a ser visíveis serão representadas com linhas contínuas.
Buscando dar clareza à representação e facilidade de interpretação ao desenho evita-se, ao máximo, a representação de detalhes invisíveis nas vistas “em corte”. Podemos adotar como padrão para a maior parte dos cortes suprimir todas as linhas tracejadas que representariam elementos invisíveis em peças cortadas.
Para salientar a parte da peça que foi cortada coloca-se uma espécie de pintura nos locais onde o plano de corte atravessou partes