6 Cortes E Se Es
Apostila da Disciplina de Desenho Industrial Assistido pelo Computador
Professora: Eneida González Valdés
Capítulo 5. CORTES e SECÇÕES
I. Cortes:
A disposição dos cortes ou seções segue a mesma disposição das vistas na projeção ortogonal.
As vistas com cortes são utilizadas para representar de modo claro, os detalhes internos das peças ou de conjuntos. Em desenhos de conjuntos ressaltam a posição das peças que o constituem.
O corte é feito, por um plano de corte imaginário, convenientemente localizado no objeto, de modo a remover a parte de material, que interpõe à visão do observador aos detalhes internos.
Quando a localização de um plano de corte for clara, não há necessidade de indicação da sua posição e identificação. Figura 2.
Quando a localização não for clara, ou quando for necessário distinguir entre vários planos de corte, a posição do plano de corte deve ser indicada por meio de linha estreita traço-ponto, largas nas extremidades e na mudança de direção, conforme NBR 8403. O plano de corte deve ser identificado por letra maiúscula e o sentido de observação por meio de setas. A designação do corte correspondente é feita nas proximidades do corte. Figuras 3 e Figura 4.
Capítulo 5. CORTES e SECÇÕES
Quando o corte é representado na vista frontal, a indicação do corte pode ser feita na vista superior, como nos exemplos anteriores onde as setas me indicam a vista de representação, ou na vista lateral esquerda, como mostra a seguinte figura.
O corte também pode ser indicado na vista frontal e representado na superior como mostra a seguinte figura.
Em toda a vista, resultante de um corte, a superfície cortada é destacada por meio de HACHURA.
No desenho técnico as hachuras representam em tracejado convencional, os materiais a serem utilizados, conforme a NBR 12298. (figura 7).
Capítulo 5. CORTES e SECÇÕES
Figura 7
Nos desenhos de conjuntos as peças em corte são individualizadas pelas hachuras, traçadas em direção oposta ou