Fluxograma
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho realizado pelo aluno Leandro Diana, da disciplina de Psicologia, sob orientação da professora Jucely Urba.
CURITIBA, 09/2013.
1- Quais as necessidades da formação da psicologia organizacional?
A estratégica básica da análise conduz a exploração e a descrição dos conteúdos verbais identificados como necessidades dos psicólogos organizacionais. Os conteúdos verbais, coletados individualmente junto dos participantes respondem diretamente a questão de pesquisa, ou seja, os próprios psicólogos organizacionais discorrem diretamente sobre suas necessidades de trabalho, a análise é feita com o objetivo de levantar as características das necessidades identificadas em mapear as inter-relações entre as condições que se apresentam e as implicações associadas às necessidades.
2- Quais os pontos de partida da atuação da formação da psicologia organizacional?
Assim, tendo como um dos pontos de partida o estabelecimento das atividades que são características da área (a semelhança de uma descrição de funções e tarefas) e identificação das atitudes, dos conhecimentos e das habilidades requeridas para o desempenho das atividades (a semelhança da especificações pessoais), busca-se estar atentos para que a análise não se realize como um “ ajuste mecânico’’, no qual o trabalho impõe o que é necessário na formação.
3- Como surgiu a psicologia organizacional no Brasil?
Destaca-se como trabalho pioneiro, a criação do instituto de seleção e orientação profissional de Pernambuco, 1925, no Recife, pelo neurologista e psiquiatra Ulisses Pernambuco, com produção de numerosas pesquisas aplicadas.
4- O enfatiza a psicologia organizacional contemporânea?
A psicologia organizacional contemporânea enfatiza a interação das características do trabalhador, a natureza do trabalho, a estrutura organizacional e o ambiente externo.
5- Compare a