Fluxograma
12/04/2011
KOCH, I.V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007. [Capítulo9. Coerência textual: um princípio da interpretabilidade (p.183-214)]
RESUMO
Ao lermos um texto qualquer, automaticamente acionamos conhecimentos prévios para decifrarmos as notícias ou imagens, que são apresentados a nossa frente. Sem esse conhecimento, uma grande parte desses textos, seriam para nos incompreensíveis, pois, são carregados de informações ocultas, que não se apresentam a nossa leitura, ficando claro que, para se ter uma coerência textual é necessário o conhecimento anterior ao ato.
O Principio da interpretabilidade se aplica desta forma, e ainda ao analisar um texto podemos notar que podem ter coesão ou não, dependendo do interlocutor encontrar ou decifrar o texto encontrando a coerência. Os tipos de coerência são; - Sintática; uso adequado de estrutura lingüística. -Semântica; principio da contradição. -Temática; todos os enunciados sejam relevantes para o tema. -Pragmática; devem obedecer as condições para sua realização. -Estilística; cada situação exige uma variedade de linguagem adequada ao momento. -Genérica; exigência do gênero textual determinado pela pratica social. Notamos então no final das analises dos tipos de coerência que na verdade seria um princípio de interpretabilidade.
Conclusão
Segundo o autor todo texto em que realizamos uma leitura, automaticamente buscamos a crompreensão, utilizando de ferramentas para decodifica-los, onde o real significado esta embutido de varias formas desde a explicita a oculta, necessitando um certo conhecimento da história e fatos anteriores que nos levam a coerência do texto. A coerência se apresenta de vários formas: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
COERÊNCIA TEXTUAIS
CONHECIMENTO ``SOCIOCOGNITIVO
COERÊNCIA TEXTUAL?
ENTENDIMENTO DE UM TEXTO
COERÊNCIA