fluxograma da pet
Nome: Sara de Freitas Gomes nº 30
Secretariado 1ºN
Profº Alfredo
Processo de reciclagem da pet
É crescente a reciclagem de garrafas de PET nos últimos anos, uma vez que este produto está sendo introduzido em grande escala na substituição de matérias-primas não renováveis.
Além das vantagens econômicas para as empresas como para a sociedade, o meio ambiente é o maior beneficiado com esta iniciativa. A reciclagem de uma tonelada de PET economiza aproximadamente 130 quilogramas de petróleo, proporcionando uma economia de recursos naturais. A utilização dos reciclados está ligada a várias vantagens que possam apresentar em relação à matéria-prima original, entre elas os menores preços de mercado, escassez da matéria-prima nova, economia de consumo de energia elétrica, água, etc., a apresentação de vantagem competitiva no mercado no instante da venda do produto final e por melhorar a imagem da empresa.
As empresas podem obter economias na extração de matéria-prima e contribuir com um meio ambiente mais limpo com a reciclagem do PET, além de proporcionar empregos e gerar renda para várias pessoas e até mesmo para famílias inteiras que já sobrevivem da coleta informal e seletiva deste material. Esse lixo é formado por descartes plásticos pós-industriais ou pós-consumo que são transformados em grânulos a serem reutilizados na produção de novos produtos como sacos de lixo, solados, pisos, mangueiras, componentes de automóveis, fibras, embalagens dentre outros.
Processo de reciclagem do PET
O processo de recuperação, valorização e transformação passa pelas seguintes etapas:
1º) Coleta e seleção das garrafas pela cor, e reirada de rótulos e tampas;
a) O PET chega em fardos que são desfeitos e depositados na esteira de entrada
b) Passa por uma esteira de separação, onde é feita uma inspeção visual.