FLUXO D CAIXA
RESUMO
O presente artigo trata-se de um estudo detalhado sobre a importância do Fluxo de caixa como uma das ferramentas mais importantes de um departamento financeiro e de imprescindível relevância, o qual nos remete ao planejamento e assertividade das ações financeiras, assim como a capacidade de honrar com seus compromissos. A metodologia adotada foi uma pesquisa analítica através de livros e sites, além de materiais de estudo de caso. O Objetivo deste estudo é prover informações relevantes, disponibilizando aos usuários, informações suficientes para permitir uma avaliação da empresa e uma conseqüente tomada de decisão na Gestão Financeira.
Palavras-chave: Fluxo de Caixa; Ferramenta; Informações; Gestão Financeira
ABSTRACT
1 INTRODUÇÃO
As informações dos fluxos de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez.
O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período.
Assim, alto giro de valores a receber e de estoques resulta na melhor liquidez da Empresa que poderá, através das vendas, projetar um maior lucro e adequadas aplicações em itens do ativo.
Embora o nome dado ao demonstrativo seja Fluxo dos Caixas ou Fluxo de Caixa, a sua demonstração se prende a informar, basicamente, de onde vem e para onde vão os recursos aplicados em disponibilidade representados pelo dinheiro em caixa, depositado em banco e as aplicações financeiras de liquidez imediata.
Devido sua importância o Fluxo de Caixa deve ser um aliado dos profissionais envolvidos nos processos financeiros, e grande diferencial na tomada de decisões. Um Fluxo de Caixa bem feito pode antecipar planos ou postergá-los, assim