Contabilidade
D( {QL DGH&RQW
GDGH
&XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60
RGH&
V&RQW
V8
VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005
_______________________________________________________________________________________________
A UTILIZAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA NAS EMPRESAS:
UM MODELO PARA A PEQUENA EMPRESA
Geize Pivetta1
RESUMO
Na atual conjuntura econômica há uma tendência natural no sentido de adotar-se a Demonstração de Fluxo de Caixa em substituição à Demonstração de Origens e Aplicações. Isto se deve fundamentalmente a sua menor complexidade o que facilita sobremaneira o entendimento, principalmente pelos usuários externos pouco habituados a termos técnicos.
O fluxo de caixa nada mais é do que a distribuição no tempo de todas as entradas e saídas de numerário geradas pelas atividades da empresa, lida portanto, com conceito de fácil assimilação, a disponibilidade financeira, facilitando o entendimento por todos.
O escopo do presente artigo demonstra a importância da Demonstração do Fluxo de Caixa quer seja apresentada juntamente com as demais
Demonstrações Contábeis ou isoladamente, especialmente no universo das pequenas e médias empresas, apresentando-se um modelo específico onde se propõe que o mesmo seja utilizado como instrumento de controle gerencial.
Palavras-chaves: Fluxo de Caixa, Contabilidade, Empresa
ABSTRACT
In the current economic conjuncture there is a natural tendency in the sense of adopting the cash flow statement in substitution to the demonstration of origins and applications. This is due to fundamentally the smallest complexity
1
Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Santa Maria.
E-mail: cia@conex.com.br
5HYLVWD(OHWU{QLFDGH&RQWDELOLGDGH
D( {QL DGH&RQW
GDGH
&XUVRGH&LrQFLDV&RQWiEHLV8)60
RGH&
V&RQW
V8
VOLUME I. N.2 DEZ/2004-FEV/2005
_______________________________________________________________________________________________