Fluxo de água
ADENSAMENTO
1-INTRODUÇÃO
2-EQUAÇÃO DE BERNOULLI
3-LEI DE DARCY
4-EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE
5-EXEMPLOS DE FLUXO PERMANENTE
6-FLUXO TRANSIENTE (ADENSAMENTO)
Fluxo de Água em Solos
•
Inúmeros são os Problemas que envolvem o fluxo de águas no solo.
–
–
–
–
–
–
Infiltrações através da fundação de uma Barragem.
Rebaixamento do nível de água.
Bombeamento de água para adução ou irrigação.
Obras de contenção de águas ou rejeitos.
Pavimentos rodoviários (fenômeno capilar).
Fenômeno de Adensamento (fator tempo)
• Um material é permeável se permitir a passagem de um fluido através dele, sob a ação de uma diferença de carga total. Todos os solos são mais ou menos permeáveis; a água filtra através de uma argila e pedregulho com intensidades bastantes diferentes. Nos solos grossos, em que as forças de superfície são desprezíveis, a água se encontra livre entre as partículas sólidas podendo fluir, sob a ação da gravidade. Para os solos finos, uma vez que passam a atuar forças de superfície de grande intensidade (existe uma camada de água adsorvida) que proporcionam um vínculo entre as partículas, somente uma parte da água se encontra livre, podendo fluir entre as partículas desde que haja um potencial hidráulico para tal. A permeabilidade, é portanto, uma medida do grau de dificuldade oferecido pelo solo à passagem de água através de seus poros
(vazios).
Fenômeno Capilar
•
•
Se manifesta nos solos, devido à propriedade que possuem os líquidos de poderem subir, a partir do lençol freático através dos canais tortuosos do solo formados pelos seus vazios.
Tensão Superficial. Resultante das forças de atração entre as moléculas.
Quantidade de trabalho necessário para separar uma área unitária de uma substância de outra, dando lugar à membrana contrátil.
VAPOR
As Moléculas da Superfície são Puxadas Para o Interior da
Massa Liquida
LIQUIDO
Moléculas no Interior São Atraidas
Igualmente em