Fluxo de Materiais - Arranjo Físico
O Planejamento do Fluxo é uma combinação entre os padrões de fluxo com adequados corredores para assim haver um movimento progressivo entre os departamentos. É um processo de planejamento hierárquico, em que no topo está o fluxo efetivo entre os departamentos, na base está o fluxo efetivo dentro das estações de trabalho e no meio está o fluxo efetivo dentro dos departamentos (Tompkins, 1996, p. 88).
Análise do Fluxo de Materiais
A análise de fluxo de materiais consiste na determinação da melhor sequencia de movimentação dos materiais através das etapas exigidas pelo processo e a determinação da intensidade ou magnitude desses movimentos. O fluxo deve permitir que o material se movimente progressivamente durante o processo, sem retornos, desvios, cruzamentos, etc. Toda vez que a movimentação dos materiais for parte preponderante do processo de fabricação, a análise do fluxo de materiais será a base do planejamento das instalações.
Medição do Fluxo de Materiais A medição do fluxo é um dos fatores mais importantes na disposição dos departamentos e para tal é necessário estabelecer medidas de fluxo. Os fluxos de medição dividem-se em quantitativos e qualitativos (Tompkins, 1996, p. 90).
Técnicas convencionais e quantitativas para análise de fluxo de materiais Carta multiprocesso: uma carta multiprocesso indica a sequência de operações pelas quais determinados produtos devem passar. Geralmente consiste em uma tabela em forma de matriz correlacionando o processo com os produtos a serem fabricados.
A leitura da carta é fácil e rápida. O número na célula, resultante do cruzamento da linha do processo com a coluna da peça, indica a ordem em que aquela peça deve ser submetida àquele processo.
Figura 1. Carta multiprocesso. Fonte: Peinado; Graeml, (2007).
Na figura 1, por exemplo, para a produção da peça A são necessários quatro processos ou operações, sendo o primeiro processo de cortar, o segundo de prensar o