Arranjo Fisico
Unidade 5
Introdução
Há muitas razões pela qual um arranjo físico é essencial para uma empresa, mas escolher um deles é de grande responsabilidade. E para que a escolha seja correta, é necessário coletar informações sobre todo o processo desde a entrada dos materiais até seu acabamento e também o seu transporte, pois não havendo uma elaboração inicial afetará todo o seu fluxo, tornando assim processo demorado, tendo um acumulo excessivo de trabalho, perda de tempo, entre outros. Para isso, serão apontados fatores favoráveis e desfavoráveis em todos os arranjos físicos, para que cada empresa tenha a opção de escolher o seu layout e de se comprometer com suas desvantagens, tendo em vista que escolher o arranjo assume-se obrigatoriamente um compromisso com o custo e seus pontos negativos, e ainda conseguir o objetivo que é utilizar racionalmente o espaço físico disponível, reduzir as movimentações de materiais, produtos e pessoas padronizar fluxos, estoques, evitar filas, inconveniências para clientes entre outras coisas. Arranjo Físico
Onde houver a necessidade de movimento, tanto de pessoas, informações, materiais ou equipamentos, existirá um arranjo físico ou um layout.
O arranjo físico possui o objetivo de tornar mais fácil o fluxo do trabalho por meio de sistema de pessoas ou de materiais.
Ele pode afetar a eficácia geral de toda a produção, pode-se considerar que uma eficiente mudança de layout depende de aspectos imprescindíveis, como as dimensões físicas do local e de todos os recursos que serão necessários.
Com as mudanças de layout, precisa-se de um tempo para um rearranjo físico durante a implementação. Porém isso poderá interromper o fluxo normal de funcionamento, demora para atendimento de clientes e assim gerando a insatisfação e pouca procura , e conseqüentemente a diminuição da produção.
Temos que verificar o viável e o inviável, pois envolve decisões estratégicas, com menor risco de erros possíveis, investimentos e os efeitos