Fluxo de energia - Questionário
1 – Os produtores apresentam a porta de entrada da energia do mundo vivo. Por isso o fluxo energético desenvolve um trajeto em um só sentido. Qual esse sentido? R: O fluxo de energia dentro do ecossistema é unidirecional, não havendo reciclagem de energia. A manutenção da vida nos ecossistemas depende da fixação da energia luminosa pelos produtores, que é transferida ao longo da cadeia alimentar sob forma de matéria. Essa matéria orgânica (ou biomassa) é usada no metabolismo celular que gera calor, uma forma de energia que é perdida para o ambiente.
2 – A biosfera, assim como todos os ecossistemas, são sistemas abertos que possuem um ponto de entrada e um ponto de saída de energia. Explique. R: Ponto de entrada de energia: Reúnem todos os seres capazes de autotrofia, ou seja, os organismos qumiossintetizantes e os fotossintetizantes. Ponto de saída de energia: São os decompositores que consomem os restos de plantas e animais. Responsáveis pela devolução de minerais e nutrientes para o ambiente, que servirão para produtores mais uma vez, fechando o ciclo.
3 – A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional. Explique. R: Ela tem início com a captação da energia luminosa pelos produtores e termina com a ação dos decompositores. Em cada nível trófico, parte da energia armazenada nas moléculas orgânicas é utilizada na realização de trabalho e liberada na forma de calor.
4 – No ecossistema, a energia disponível para o nível trófico posterior será sempre menor do que aquela recebida pelo nível trófico anterior. Por que isto acontece? R: Porque parte da biomassa transferida de um nível trófico para outro é consumida no metabolismo.
5 – Por que as cadeias alimentares normalmente não possuem mais que 5 níveis tróficos? R: Considera-se, em média, que um nível trófico qualquer da cadeia transfere para o nível seguinte apenas cerca de 10% da energia útil que recebeu por isso as cadeias alimentares geralmente não possuem mais que quatro