Fluxo de caixa
O fluxo de caixa tem por objetivo principal, a projeção das entradas e das saídas dos recursos financeiros da empresa em um determinado período de tempo.
Gasto:
Sacrifício que a entidade arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.
Giro de Caixa:
O giro de caixa representa o número de vezes em que o caixa girou no período de analise, utilizando a mesma conceituação teórica do giro do estoque, contas a receber e contas a pagar.
Investimento:
Gasto com bens ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.
Lucro Líquido Operacional:
Margem operacional deduzida despesas financeiras liquidas e as perdas com devedores duvidosos.
Lucro Operacional:
O lucro operacional é igual a receitas totais das operações menos os respectivos custos totais.
Margem de Contribuição:
O conceito de Margem de Contribuição está associado à identificação do custo imediatamente "emergente"na produção de determinado produto. O custo que varia de acordo com a produção, ou seja, o que surge em função dela e que se chama "variável" vai nos possibilitar o cálculo do lucro marginal.
Método do Valor Presente Líquido:
Este método compara na data em que o projeto terá seu inicio, todas as entradas e saídas existentes projetadas no fluxo de caixa, trazendo esses valores futuros para a data inicial, como se cada entrada ou saída do fluxo fosse um montante e quiséssemos calcular o respectivo valor atual, utilizando para tanto a taxa mínima de atratividade definida.
Método da Taxa Interna de Retorno:
Este método calcula a taxa que iguala o valor atual de todas as entradas de caixa ao valor atual de todas as saídas de recursos, calculados como se cada entrada ou saída fosse trazida para a data inicial do fluxo de caixa representativo de uma determinada alternativa de inversão de valores.
Padrões de Crédito:
Os padrões de crédito de uma