FLUXO DE CAIXA
R.A 4213292
GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA
Aplicada ao Microempreendedor Individual
SÃO PAULO
2012
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
Bianca Carro Gonzaga
GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA
A Importância desta Ferramenta para o Microempreendedor Individual
Trabalho de Estágio Supervisionado, apresentado para a conclusão do curso de Ciências Contábeis da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, sob a orientação do Profº Elias Pereira.
SÃO PAULO
2012
A meus familiares, em especial à Rita Carro, minha mãe, e Maria Salete Mikniunas, avó, por serem a razão da minha vida e por me motivarem a lutar por algo melhor, sempre.
Agradecimentos
Agradeço inicialmente e acima de tudo a Deus, pois ele é a força que me permite estar aqui. Agradeço também a meus familiares, pelos conselhos, pelo carinho, apoio e principalmente por formarem a estrutura que me possibilita “matar os leões de cada dia”.
Meus sinceros agradecimentos também a meu noivo, Eidil, pela cumplicidade, paciência e apoio em todos os momentos.
E por fim, porém não menos importante, agradeço a meus amigos, professores e a todas as pessoas que desta trajetória comigo partilhou. Muito do que aprendi devo à troca de conhecimentos que nos permitimos ter.
Muito obrigada!
"A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza."
(Charles Chaplin)
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido a partir da concepção de que a gestão do fluxo de caixa é uma ferramenta de fundamental importância para a sobrevivência e desenvolvimento da empresa, inclusive do microempreendedor individual. Ainda que dispensado da contabilidade formal, este empresário necessita do controle