Fluxo de Caixa
O mercado está cada vez mais globalizado e competitivo exigindo das empresas uma melhor gestão de seus recursos, sendo necessária a utilização de ferramentas financeiras para planejamento e controle de seus disponíveis. As grandes organizações contam com capital para investir em Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP), enquanto as micro e pequenas empresas não. Sendo assim, elas podem utilizar o fluxo de caixa como ferramenta de controle e planejamento para que possam determinar com antecedência as decisões a serem tomadas com o seu dinheiro, já que a mesma não necessita de conhecimentos avançados em contabilidade nem finanças. Esse instrumento nada mais é que um controle de todas as entradas e saídas de numerários da empresa, partindo disso, pode-se criar um planejamento de caixa mostrando a capacidade da empresa de honrar com compromissos futuros. Este trabalho buscou apresentar esta ferramenta e demonstrar sua importância para as micro e pequenas empresas, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e evidenciando a necessidade do planejamento e controle na tomada de decisões.
Palavras-chave: fluxo de caixa, micro e pequenas empresas, análise, ferramenta, tomada de decisões
Introdução
No Brasil as micro e pequenas empresas segundo o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) já representam mais de 98% das organizações em atividade no país, sendo assim as mesmas precisam estar preparadas para um mercado globalizado e dinâmico, utilizando-se de ferramentas para o planejamento e controle de suas finanças.
O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais utilizadas no meio empresarial para administrar as entradas e saídas de dinheiro do caixa. sendo a mesma um instrumento fundamental para micro e pequenas empresas
Fonte:
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ademonstracaodosfluxos.htm - 18/02/14
Falar da ascensão da economia Brasileira o que