Estudo dirigido embriologia Gametogenese
2. Qual a importância da invenção do microscópio para a embriologia? A partir do microscópio que foi possível ver os espermatozoides, os óvulos e estudar sua função na formação do embrião, a evolução do desenvolvimento durante o período pré natal e a formação de órgãos e sistemas.
3. O que são células tronco embrionárias? São células que podem se transformar em qualquer tipo de célula adulta. Elas são encontradas no embrião, apenas quando este se encontra no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação).
4. O que são gametas?
O espermatozoide e o ovócito, gametas femininos e masculinos respectivamente são células sexuais altamente especializadas elas contem metade do numero de cromossomas presentes nas células somáticas.
5. Descreva as fases do processo de divisão meiótica. Em que momento elas ocorrem nos homens e nas mulheres? É um processo de redução do numero de cromossomos que ocorre durante a gametogênese (espermatogênese no sexo masculino e ovogênese no feminino). A primeira divisão meiótica é a divisão de redução porque o cromossoma é reduzido de diploide a haploide por emparelhamento dos cromossomas homólogos na prófase e sua segregação na anáfase. Os cromossomos homólogos formam um par durante a prófase e separam-se durante a anáfase, com um representante de cada par indo para cada pólo do fuso meiótico. Os cromossomos homólogos são pares de cromossomos, um deles herdado do pai outro da mãe. Nesse estágio, eles são cromossomos de cromátides duplas. Os cromossomos X e Y não são homólogos mas possuem segmentos homólogos nas extremidades de seus braços curtos. Apenas nessa região eles se emparelham. No final da primeira divisão meiótica, cada nova célula formada, contem o numero cromossômico haploide, isto é, metade do numero de cromossomos da célula precedente (espermatócito ou ovócito primário). Esta