Fluxo de caixa
1.1 – Generalidades sobre o tema .............................................................. 6
1.2 – Um Resumo Histórico ........................................................................... 7
1.3 – Definição do Problema .......................................................................... 10
1.4 – Objetivo ................................................................................................ 11
1.5 – Hipótese ............................................................................................... 11
1.6 – Justificativa ........................................................................................... 12
1 – INTRODUÇÃO
Com a passagem para o século XXI, as empresas brasileiras, independentemente do tamanho ou estrutura, estão enfrentando desafios jamais vistos, tais como a globalização da economia e ambientes externos e internos cada vez mais dinâmicos. Todas essas mudanças contribuem para aumentar o risco e a incerteza, tornando o gerenciamento das empresas uma atividade bastante complexa e desafiante, por isso elas precisam desenvolver ferramentas gerenciais que possibilitem agilizar e aperfeiçoar o processo decisório.
1.1 – GENERALIDADES SOBRE O TEMA Essas mudanças provocam surgimento de novos conceitos e técnicas para administração das organizações, em função da necessidade de adaptação das novas realidades. Esta tendência é decorrente da necessidade de atender a um mercado cada vez mais movido pela concorrência e ao mesmo tempo, a tentativa de satisfazer consumidores com constante mudança no conceito de necessidade e desejos.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem no Brasil cerca de 3,5 milhões de empresas, das quais 98% são de micro e pequeno porte. Com base nos dados disponíveis na RAIS/MTe (Relação Anual de Informações Sociais do Ministério