Trabalho
LevSemyonovitchVigotski
A Formação Social da Mente
O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores
Considerações iniciais
O propósito do livro de Vigotski é caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses sobre como essas características se formaram ao longo da história humana e como se desenvolvem durante a vida. Características tipicamente humanas, por exemplo, são a fala e o planejamento das ações.
Para Vigotski, não existe uma essência pré-estabelecida; a subjetividade é gradualmente construída. A construção da subjetividade é objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento.
Vigostki analisará o comportamento humano tendo por base o comportamento animal; o autor observa que o chimpanzé e a criança apresentam comportamentos similares; isso, contudo, só é verdade nos estágios iniciais: a criança logo terá uma capacidade mental sobremaneira superior à de qualquer animal. É a linguagem que permite isso, dando ao homem a capacidade de gerar novos significados e, consequentemente, novos comportamentos.
Capítulo 1: O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança
Vigostki rejeita a comparação do estudo das crianças à botânica, defendendo que o desenvolvimento da criança implica transformações complexas, qualitativas, de uma forma de comportamento em outra; não se trata, de maneira alguma, de um processo passivo. Adota, portanto, o paradigma zoológico.
O autor aponta algo fundamental quando do estudo do desenvolvimento infantil: a unidade dialética entre a inteligência prática e o uso de signos, que constitui a essência do comportamento humano complexo. A atividade simbólica tem uma função organizadora que invade o processo do uso de instrumentos e produz formas novas de comportamento. Em suma, o momento de maior significância no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de