Fluxo de caixa
A utilização da um fluxo de caixa em uma empresa se vê como um trabalho de grande relevância para a empresa. Enumeras são as empresas que se vem em fracasso por não terem profissionais que não domina esse processo de gestão financeira.
Criando por períodos, o fluxo de caixa e o resumo do cronograma das despesas e investimentos, das receitas previstas e épocas de realizações, dos pagamentos parciais ou totais de obrigações, bem como de novas obrigações a contratar possibilitando prever:
As projeções das entradas e saídas de recursos;
Os períodos deficitários e superavitários da projeção:
Os resultados finais por períodos.
Em proeminência o fluxo de caixa, Matias (2007) “o define como um instrumento que apura o resultado entre o fluxo de entradas e o de saídas de moeda corrente em determinado período de tempo”.
Segundo Campos Filho (1.999) os administradores, contadores, os gestores precisam ter informações confiáveis, de fácil entendimento, que estejam disponíveis em tempo hábil. O feeling do empresário precisa ser completado com o que dizem os números gerados pelos controles, precisam acompanhar os acontecimentos no mundo e principalmente no Brasil, avaliando sua influência no segmento dos negócios e financeiro. Já podemos elaborar orçamentos de caixa para, pelo menos, três meses. Isso custa pouco e traz bons benefícios, por permitir visualizar com antecedência as necessidades financeiras.
O crescimento das organizações é demonstrado para alguns gestores através do percentual produzido e observado a qualidade dessa demanda que gere lucro, não deixando de ser menos importante. Mais para a melhor administração desses valores em valor de moeda, organizações em algumas situações de forma ñ devida, funcionário com a não capacidade e formação de geri essas atividades. As empresas não podem abrir mão de uma gestão que conheça os procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, para que eles obtenham com esse domínio um melhor