FLUXO DE CAIXA
As informações necessárias para a realização desse estudo serão adquiridas através da coleta de dados por meio de documentos, observaçôes, e entrevistas. Onde se busca análise dos instrumentos utilizados na empresa como: movimento de caixa, movimento bancário, contas a pagar e contas a receber, fechamento de caixa diário, controle e organização do cheques pré-datados, etc. Destaca-se que é de fundamental importância a consolidação e o cuidado com área financeira, uma vez que o movimento de clientes vem aumentando com o passar dos anos. http://www.artigonal.com/financas-artigos/trabalho-de-conclusao-de-curso-ufms-1393413.html Situação do problema empresas, ou mesmo daquelas voltadas para a obtenção do lucro, mas das organizações em geral. Uma instituição religiosa, uma empresa estatal ou mesmo uma organização prestadora de serviços têm seu fluxo de caixa a ser gerenciado a fim de que seus objetivos possam ser atingidos de maneira adequada.
No que se refere ao instrumento fluxo de caixa, é importante entender que dispor de recursos técnicos que permitam tornar o nível de acerto do fluxo é algo importante e que traz benefícios a toda a organização; contudo, o sucesso na gestão só será atingido se o fluxo de caixa for considerado um instrumento gerencial da empresa e não apenas do tesoureiro.
Significa dizer que não só a área financeira deverá saber a leitura do fluxo de caixa, mas também a das demais áreas operacionais.
Além das questões mais técnicas no sentido de como projetar o fluxo de caixa, é importante tratar a gestão no sentido