Fluxo de caixa
ALECSANDRO GALINDO DE ALMEIDA
HANS DONNER BRAGANHOLO
IGOR DE SOUZA FRANÇA
JAQUELINE ALMEIDA MELO
VINICIUS VAGNER DA SILVA MEDEIROS
CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA
DOURADOS
2012
ALECSANDRO GALINDO DE ALMEIDA
HANS DONNER BRAGANHOLO
IGOR DE SOUZA FRANÇA
JAQUELINE ALMEIDA MELO
VINICIUS VAGNER DA SILVA MEDEIROS
CICLO OPERACIONAL E CICLO DE CAIXA
Trabalho apresentado ao Professor: Marcio Rogério Rosales do Nascimento; da Disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras; da Turma do 5º Semestre, turno Noturno, do Curso de Ciências Contábeis.
DOURADOS
2012
1 – INTRODUÇÃO
O Ciclo Operacional e o Ciclo de Caixa são pontos fundamentais para a gestão empresarial, a sua análise e correta interpretação faz com que se maximize o lucro e proporcione mais expansão do negocio. Para tal fim, utilizaremos as formulas dos prazos médios de estocagem, vendas e pagamentos para poder obter o controle do fluxo do negocio, dando assim as chaves para a gestão. Com estas chaves, por consequência, teremos a peça que faltava para o sucesso.
3
Votorantim Cimentos S.A. Antes de nos aprofundarmos nas análises e índices, vamos conhecer um pouco desta grande empresa acionária que está presente em nossa sociedade. Basearemos-nos em sua história e em suas demonstrações. A Votorantim Cimentos foi fundada em 1918 por dois sócios, José Ermírio de Moraes e Antonio Pereira Inácio, com sua sede em Sorocaba – SP. Neste ano, Antonio Pereira Inácio, adquiriu uma empresa de tecelagem, já falida, que se localizava no bairro de Votorantim em Sorocaba – SP, da qual seu genro José Ermírio de Moraes comprou as suas ações e assumiu o seu controle. Com a crise de 29, José Ermírio, fez uma diversificação na produção começando a trabalhar com cimento