Fluxo de caixa
2011
Introdução
O fluxo de caixa descontado é um dos principais métodos utilizados para a avaliação de uma empresa. Esta metodologia é amplamente aplicada por bancos de investimentos, consultores e empresários quando querem calcular o valor da instituição. Seja para fins internos de conhecimento, análise de investimento, ou até fusões e aquisições.
Fluxo de Caixa Descontado
A avaliação realizada por esse método, baseia-se na teoria de que o valor de um negócio depende dos benefícios futuros que ele irá produzir, descontados para um valor presente, ou seja, o valor da empresa é determinado pelo fluxo de caixa projetado, descontado por uma taxa que reflita o risco associado ao investimento. Considerando-se que as empresas não possuem prazo de vida determinado, dado o principio da continuidade, o cálculo de seu valor é baseado na estimativa de fluxos infinitos.
Para que possamos calcular o valor são necessários elementos relevantes como: estimativa de fluxo de caixa; determinação da taxa de desconto; cálculo do valor residual; cálculo do valor da empresa. A projeção dos fluxos de caixa começa com a projeção da receita e de todos os itens da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) da empresa em avaliação.
Segundo Damodaran (1997, p.15), essa metodologia é mais fácil de ser utilizada em empresas que apresentam fluxos de caixa positivos, os quais possam ser confiavelmente estimulados para períodos futuros, e onde exista um substituto para risco que possa ser utilizado para a obtenção de taxas de desconto. A técnica de avaliação por fluxos de caixa descontados captura todos os elementos que afetam o valor da empresa de maneira abrangente e, por constituir-se em uma técnica de natureza econômica, reflete de forma mais consistente o valor da empresa do que o valor obtido a partir de técnicas contábeis, as quais baseiam-se no lucro contábil e não consideram o