Fluxo de caixa
*Fluxo das Atividades Operacionais
*Fluxo das Atividades Financeiras
*Fluxo das Atividades de Investimento
Referente às normas gerais
- Os fluxos de caixa eliminam movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalência de caixa, devido a esses componentes serem parte da gestão financeira da entidade e não parte de suas atividades operacionais, de investimento ou financiamento.
- Para incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade basta uma única transação.
Onde é opcional classificar o pagamento de juros como fluxo de atividades operacional. Já a classificação do pagamento do principal como atividade financeira é obrigatório.
Os Juros e os dividendos, tanto os pagos como recebidos é de classificação flexível. Ocorre nas entidades que não sejam instituições financeiras, e juros pagos e recebidos são sempre classificados como fluxos de caixa operacionais.
-Visando que os juros pagos e recebidos entram na determinação de lucro liquido ou prejuízo.
-Os juros pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento.
-Os juros recebidos são classificados com fluxos de caixa e investimento.
*Juros sobre capital próprio recebido podem ser classificados como fluxos de caixa operacional e se encaixam na determinação de lucro liquido ou prejuízo pode ser também classificados como fluxo de caixa de investimento.
* Juros sobre capital próprio pagos pode ser classificado como fluxo de caixa de financiamento ou fluxo de caixa das atividades operacionais, pois são custos da obtenção de recursos financeiros.
* Dividendos recebidos podem ser classificados por fluxo de caixa operacional ou fluxo de caixa de investimento e se encaixam na determinação de lucro liquido ou prejuízo. Estão relacionados com o retorno de investimentos.
* dividendos pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento ou como componentes dos