Fluxo de caixa financeiro
FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO
FALS - FACULDADE DO LITORAL SUL PAULISTA
ADM - 5
INTRODUÇAO
O mundo atualmente globalizado exige das empresas maior agilidade e as colocam diante de desafios criados pela necessidade de crescimento e aumento da demanda como clientes mais exigentes, tecnologia, concorrentes, entre outros fatores, gerando problemas na gestão de entradas e saídas de numerários das empresas, o que exigem mecanismos que propiciem respostas cada vez mais rápidas e corretas.
Os sistemas de informações são peças fundamentais para propiciar uma compreensão mais ampla do próprio negocio e do novo ambiente em que se inserem as organizações e, para tal, devem ser dotados de características ideais.
O fluxo de caixa é um instrumento de fundamental importância para as empresas traduzirem em valores e datas os diversos dados gerados pelos demais sistemas, mostrando dinamicamente a situação financeira da empresa, podendo ser futura ou presente, constituindo-se numa indispensável sinalização dos rumos financeiros dos negócios, possibilitando aos administradores gerir seus recursos antecipadamente.
FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO
O Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão com o objetivo de auxiliar o empresário a orientar-se no que diz respeito à quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa, em um período de tempo determinado (diário, semanal, mensal etc), cuja finalidade é manter um nível de liquidez que permita saldar os compromissos assumidos nos prazos estipulados, possibilitando que o empresário tenha uma visão antecipada do saldo de caixa, sem a necessidade de recorrer a capital de terceiros.
A sua grande utilidade, é possibilitar a identificação das sobras e faltas no caixa, permitindo à empresa planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho.
Segundo Assef (2003 p.1), o fluxo de caixa é responsável pelo dimensionamento das necessidades futuras de recursos, pela capacidade de pagamento dos compromissos