Qual a importancia do fluxo de caixa financeiro
A demonstração do fluxo de caixa, traz os ingressos e desembolsos de recursos financeiros num determinando período de tempo e permite a identificação prévia de necessidades ou sobras de caixa. O objetivo principal desta demonstração é ser usada como instrumento de apoio para tomadas de decisões financeiras, seja operacional, de investimento ou de financiamento, para que a empresa tenha o menor risco possível.
A conclusão que se chega é que o fluxo de caixa tem importância imprescindível a qualquer empresa para que a mesma possa alcançar um controle eficaz, desta forma, considera-se que a gestão financeira é peça fundamental para que a entidade tenha um bom funcionamento, mediante o fornecimento de informações relevantes para a tomada de decisões.
Qual a diferença entre DVA e DFC, e elas são obrigatórias para quais empresas.
A DVA tem como objetivo principal informar ao usuário, de forma concisa, o valor da riqueza criada pela empresa em determinado período e a forma de sua distribuição.
Sua elaboração é obrigatória somente pelas companhias abertas, mais nada impede que as demais entidades venham a elaborá-la.
A DFC visa mostrar como ocorreram as movimentações das disponibilidades e do fluxo de caixa em um dado período contábil, evidenciando separadamente as mudanças nas atividades operacionais, de investimentos e de financiamento.
Essa demonstração facilita aos seus usuários nas tomadas de decisões, planejamentos e saldar sua obrigações nas datas dos vencimentos aprazados, sem o desembolso desnecessário de encargos incidentes de juros por atrasos.
Sua elaboração é obrigada a companhias com capital fechado, onde na data de seu balanço, seja superior a R$ 2.000.000,01.
Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais; mais afinal o que são estes orçamentos empresarias;
Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar sua receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as