Fluidos Mov
R: B, C, A, pois considerando a vazão constante, quanto maior for a energia cinética, maior será a velocidade do fluido e menor será o raio, e quanto menor a energia cinética, menor será a velocidade e maior será o raio.
2) Uma corrente de água flui a 0,65 m/s através de uma mangueira com 3cm de diâmetro. Um bocal de 0,30 cm de diâmetro é colocado na extremidade da mangueira. Use a equação da continuidade para calcular a velocidade da água na saída do bocal.
R: Rv = Av --> Rv = π * (0,03/2)² * 0,65 = 4,59x10-4 m³/s
Rv = Av --> Rv = π * (0,003/2)² * VB = 7,06x10-6 m²/s * VB
7,06x10-6 * VB = 4,59x10-4 --> VB = 65,01 m/s
3) Explique como o Princípio de Bernoulli se aplica à força de sustentação dos aviões. Use os conceitos de velocidade, pressão e força.
R: Segundo o princípio de Bernoulli, se a velocidade de um fluido aumenta enquanto o fluido se move horizontalmente ao longo de uma linha de fluxo, a pressão do fluido diminui e vice-versa. Nos casos dos aviões, suas asas possuem uma geometria curva (convexo) na parte superior e plana na parte inferior. Enquanto o avião está no ar, suas asas "dividem" o fluxo de ar que passa entre elas que no final encontram-se novamente. Para que isso ocorra, parte do fluxo de ar que está indo por cima da asa precisará percorrer lá numa velocidade maior, devido ao fato de que a distância superior é maior que a inferior. Como diz o princípio de Bernoulli, quanto maior a velocidade do fluido em uma linha de fluxo, menor será sua pressão. Isso significa que, quando o avião está no ar, a parte superior de sua asa, está com uma pressão menor em relação a parte inferior, logo, a pressão inferior da asa empurra o avião para