Relatorio Alvenaria Estrutural
DEPTO. ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA: TÉCNOLOGIA PRÁTICA IV
ALUNO: / TURMA: 416
Relatório de visita técnica
ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO
Florianópolis, 1º de Abril de 2015.
Materiais utilizados:
Prumo;
Nível de bolha;
Nível de Mangueira;
Balde;
Furadeira;
Pregos e Parafusos;
Martelo;
Nylon;
Trena;
Brocha;
Chave de Fenda;
Martelo de Borracha;
Argamasseira (cocho);
Colher de Pedreiro;
Palheta de Madeira (feita in loco);
Blocos de Concreto;
Esquadro Metálico.
Nessa aula tivemos a presença do Engenheiro Rapahel, representante da Toniolo-Pré Moldados, que nos cedeu um palet de blocos para a execução da aula.
Primeiro como o auxilio do projeto de modulação, deslocamos os blocos necessários para o levantamento da alvenaria, pois os blocos devem ficar o mais próximo do local de trabalho para maximizar o desempenho da construção.
Projeto de Modulação
Dispomos os blocos da primeira fiada conforme o projeto. Após, com o bloco 34(usado para cantos e encontros de parede), o bloco 39 (modulação usada), e o auxílio do esquadro metálico instalamos os escantilhões metálicos (nos cantos da parede). Para melhor desempenho, e como estávamos fazendo a alvenaria em cima de uma laje, furamos com a furadeira as marcações necessárias para a fixação do escantilhão conferindo o nível. O escantilhão é um equipamento usado para auxiliar o levantamento da alvenaria, quanto ao prumo, nível e altura das fiadas.
Canto (blocos 34 e 39) Escantilhão
Amarramos um fio de nylon entre os escantilhões, com a altura de 20cm(19 cm do bloco e considerando 1 cm de argamassa), para o levantamento da alvenaria.
A argamassa utilizada possui o traço 1:2:6 (Um Balde de cimento, dois baldes de areia grossa e seis baldes de argamassa com cal). Na verdade o traço utilizado é 1:5, mas como iriamos ter que derrubar a parede sem estragar os blocos utilizou esse traço mais grosso. A