TRABALHOS
SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PARCERIAS E APOIO AO DESENVOLVIMENTO URBANO
ALVENARIA ESTRUTURAL
Materiais, execução da estrutura e controle tecnológico
REQUISITOS E CRITÉRIOS MÍNIMOS
A SEREM ATENDIDOS PARA SOLICITAÇÃO DE
FINANCIAMENTO DE EDIFÍCIOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL
JUNTO À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Prof. Fernando Henrique Sabbatini
Brasília/DF
Documento Revisado em 17 JUL 2002
(Alterações em vermelho nas páginas 13 e 16)
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho técnico foi elaborado pelo Prof. Fernando Henrique
Sabbatini, por solicitação da CAIXA, com o objetivo de estabelecer os requisitos e critérios a serem observados na execução de edificações multifamiliares, de 3 a 5 pavimentos, em alvenaria estrutural que empreguem blocos cerâmicos com função estrutural ou blocos vazados de concreto.
Cabe esclarecer que em sua elaboração foram consideradas e incorporados os objetivos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H.
As diretrizes para financiamento de residências unifamiliares de 1 e 2 pavimentos (casas e sobrados) serão objeto de um trabalho específico, que abordará, de forma sistêmica, todas as exigências de desempenho para estas tipologias de construção habitacional e não apenas os relacionados com o desempenho estrutural. Tão logo este documento esteja finalizado e aprovado, será também distribuído para as GIDUR, para ser implementado.
No entanto, como orientação preliminar e de aplicação imediata, oportuno destacar que, caso as casas e sobrados a serem financiados forem projetados tendo como única estrutura suporte as paredes de alvenaria (sem vigas e pilares) e estas forem executadas com blocos cerâmicos ou de concreto, somente poderão ser empregados blocos que preencham um conjunto de características, especificadas nas Normas
Brasileiras vigentes, em especial a NBR 7171 (para blocos cerâmicos) e NBR 7173 (para blocos vazados de concreto).
Até que o documento