FLU DO HIDR ULICO
Em geral, qualquer líquido pode ser usado para transferir energia de pressão. No entanto, várias características são necessárias nos fluidos para serem utilizados em instalações hidráulicas. Pode-se tomar como exemplo, a água. Ela causa problemas relacionados à corrosão, ponto de congelamento, ponto de ebulição e baixa viscosidade.
Fluidos hidráulicos como uma base de óleo mineral, também conhecidos como óleos hidráulicos, executam os procedimentos mais comuns.
Fluidos hidráulicos com baixa inflamabilidade são requeridos para sistemas hidráulicos com alto risco de fogo, como máquinas de fundição sob pressão, prensas de forjamento, trabalhos em aço e laminação.
1. APLICAÇÕES DOS FLUÍDOS HIDRÁULICOS
Os fluidos hidráulicos usados em instalações hidráulicas devem executar as mais variadas tarefas, como:
Transferência de pressão
Resfriamento
Proteção contra corrosão
Transmissão de sinal
Lubrificação das partes móveis dos aparelhos
Amortecimento das oscilações
Remoção de desgastes
2. TIPOS DE FLUÍDOS HIDRÁULICOS
Dentro dos seguintes grupos existem vários tipos de fluidos com diversas características. Estas são determinadas por um fluido básico e pequenas quantidades de aditivos.
2.1. ÓLEOS HIDRÁULICOS
Os óleos hidráulicos são produtos destilados do petróleo. Estes óleos possuem uma grande importância em combinações saturadas de carvão-hidrogênio, as quais influenciam grandemente na resistência ao envelhecimento e na viscosidade. De maneira a melhorar as propriedades do óleo, utilizam-se determinados aditivos.
De acordo com as normas do Instituto Alemão para Normatização (Deutsches Institut für Normung – DIN), DIN 51524 e DIN 51525 os óleos hidráulicos são divididos pelas suas características e composição, formando estas três classes:
Óleo hidráulico HL
Óleo hidráulico HLP
Óleo hidráulico HV
As designações para esse óleos são compostas da letra H para óleo hidráulico e uma letra adicional para os aditivos.