Flotacão
A flotação no tratamento de efluentes e água separa líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície. Para aplicações industriais existem dois tipos básicos de flotação:
• Flotação por ar dissolvido, com microbolhas da ordem de micra;
• Flotação por ar disperso, com bolhas maiores, para arraste de partículas de maior facilidade de remoção
A cloração consiste na desinfecção das água através da utilização de cloro gasoso (ETAs) ou hipoclorito de sódio (poços).
Para a correção do ph, é comum o uso de Cal que pode ser aplicada em três etapas: na pré-alcalização (água bruta), inter alcalinização (água decantada) e na pós alcalinização (água filtrada) ( Sabesp, 2006)
Na pré-alcalinização ajusta-se o pH de alcalinização, na inter alcalinização a cal auxilia o ajuste do PH final e facilita a remoção de compostos indejáveis e na pós- alcalinização ajusta-se o pH final da água evitando a corrosão das tubulações (Sabesp, 2006).
Menos de 1% da água no planeta é própria para o consumo. Com o capitalismo, se esquece às prioridades básicas, de todas as gerações, a conscientização é deixada de lado não por opção, mas, por obrigação do lucro e desenvolvimento desenfreado.
Com o aumento da população, a demanda aumenta assim como a sua degradação. No mundo a maior parte dos recursos hídricos é destinada à irrigação, após vem à indústria e por último o abastecimento populacional.
Existem várias formas de consumo nas quais se utiliza a