Floresta Tropical
Relevo: O Relevo da Floresta Amazônica é bem diversificado, ocorrendo basicamente em três formas, o Planalto Centro, localizado ao sul, o Planalto das Guianas localizado ao norte e a Planície Sedimentar Amazônica, que localiza-se no centro, todas as formas de relevo geralmente com menos de 1500m de altitude. Na Planície Amazônica ocorrem mais duas formas de relevo, as várzeas, que se estendem ao longo dos rios e as terras firmes, que revestem a maior parte da planície.
Clima: O clima das florestas tropicais é o equatorial, pois se situam próximas a linha do Equador. Suas temperaturas médias anuais giram em torno dos 22°C até os 30°C. O total de chuvas varia de 1.400 a 3.500 mm por ano, sendo que seu principal período chuvoso dura cerca de 6 meses. O clima é distribuído de maneira a caracterizar duas épocas distintas: a seca e a chuvosa. Em um dia normal na Floresta Amazônica, podemos encontrar um dia muito quente com possibilidades de chuvas fortes no final da tarde.
Fauna: A Floresta Amazônica possui a maior coleção de espécies animais do mundo. Abriga cerca de 2,5 milhões de insetos, 2000 aves e mamíferos, 3000 peixes, 500 mamíferos, 500 anfíbios e 400 répteis. Possui inúmeras espécies predatórias, como Jacaré-Açu, Onça Pintada, Suçuarana, Sucuri e Piranhas.
Abriga também diversas espécies típicas, como o Mico-Leão-Dourado, a Onça Pintada, o Bicho-Preguiça e a Capivara. Possui também espécies que corem risco de extinção, como o Macaco Prego, Jaguatirica, Arara Vermelha, Ariranha, dentre outras.
Flora: É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte (média de 50m),