floresta tropical
Na floresta amazônica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espécies de árvores além de epífitas e cipós. A altura média das árvores gira em torno de 55 metros, a quantidade de espécies de insetos e animais ainda é desconhecida.
Em caso de desmatamento, a perda é imensa, pois a biodiversidade é tão localizada e variável que, ao fazer uma queimada, podem ser destruídas espécies que jamais foram conhecidas ou catalogadas. A floresta atlântica é uma floresta tropical plena associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, fozes de grandes rios, baías e lagunas de influência.
Flora: São fechadas e heterogêneas. Nelas aparecem árvores de grande e médio porte como bromélias, begônias, orquídeas, cipós , briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa. Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecossistema.
Fauna: Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara.
Clima: A temperatura média anual é sempre em torno de 20°C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm.
Ocupação Humana: O uso de plantas para se produzir remédios, matérias-primas para a produção de vestimentas, corantes, essências de perfumes, insumos para a indústria alimentícia trazem prejuízos para esse bioma, assim como o corte de árvores feitos de maneira incorreta.
Impactos Ambientais: Causam a extinção de algumas espécies da fauna e da flora, reduzem a região de ocupação desse bioma e são favoráveis ao clima.
Foto tirada na Região do Caratuva Serra do Mar Paraná, observe as folhas devido à condensação da umidade.
Foto tirada na Região de Olho-d-Água, município de Pontal do Paraná, Planície Litorânea Paraná.
Mata Atlântica.