floresta tropical
As florestas tropicais abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Encontramos este tipo de floresta em regiões situadas, em sua grande maioria, na faixa entre os trópicos. A maior incidência de florestas tropicais ocorre nas seguintes regiões: África (bacia do rio Congo e Libéria), América Central, América do Sul (Floresta Amazônica e Mata Atlântica), Ásia (Vietnã, Laos, Camboja e Tailândia) e regiões da Oceania (Nova Guiné, Bornéo e costa norte da Austrália).
Características das Florestas Tropicais:
- Biodiversidade riquíssima com grande quantidade de espécies vegetais e animais. Muitas destas espécies são ainda desconhecidas do ser humano.
- Solo com cobertura de húmus (de 30 a 50 cm), proveniente da decomposição de folhas, frutos, fezes e cadáveres de animais mortos.
- Grande presença de sombra, pois as árvores encontram-se muito próximas umas das outras. Estas árvores possuem, em média, de 30 a 50 metros de altura.
- Umidade elevada em função do alto índice pluviométrico (média de 1300 mm de chuvas por ano);
- Calor quase o ano todo, com temperaturas médias anuais de 20° C.
Curiosidades:
- Mamíferos típicos de florestas tropicais: mico-leão-dourado, orangotango, macaco-aranha, onça-pintada, capivara, lontra, porco do mato, paca, tamanduá-bandeira.
- Insetos típicos de florestas tropicais: gafanhoto, borboleta, mosca-dragão, besouros, grilo.
- Pássaros típicos de florestas tropicais: papagaio, cegonha, arara, pica-pau, tucano, pombo, pavão, mutum-preto, garça.
- As florestas e os micro-organismo presentes nos oceanos atuam na regulação da quantidade de gás carbônico e oxigênio na atmosfera.
- Comemora-se em 17 de julho o Dia de Proteção às Florestas.
Flora:
A floresta tropical é a mais rica em espécies do que a maioria das outras. É difícil ocorrer uma planta ou árvore que seja semelhante às suas vizinhas. Em uma área amostrada na Austrália, 1.261 árvores contadas em 5.000 m², havia 141 espécies