Floresta amazônica e Caatinga
Floresta Amazônica e Caatinga
Floresta amazônica:
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo". O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde. Ela é classificada como uma formação florestal Latifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente, geralmente atingindo grandes alturas. Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver.
Fauna Amazônica:
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, em 2005, a fauna era constituída por cerca de 4.221 espécies de animais. A cada ano se descobrem muitas novas espécies, o que nos faz acreditar que atualmente este número seja bem maior.
Arara-caninde: na época do acasalamento, essas aves se espalham pela mata e ficam em poleiros coletivos. Esse animal adora comer frutas, principalmente as que têm cascas duras que podem ser abertas com o bico.
Tucano-toco: Rouba e come os ovos de outros ninhos quando estes estão sozinhos. Quando não encontra ovos ou insetos para alimentar-se, também se alimenta de frutas.