Florence Nightingale
Florence Nightingale
Taboão da Serra
2013
Karen Cristina Teixeira de Mello R.A 7062546292
Florence Nightingale
(Florença, 12 de maio de 1820 — Londres, 13 de agosto de 1910)
Foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por sua maneira de tratar os feridos durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida como “ Dama da Lamparina” por utilizar-se desse instrumento para fazer atendimento aos pacientes durante a noite.
Foi pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina aplicada pelos médicos. Acreditava que havia sido chamada por Deus para ser enfermeira.
Nascida de família rica em Florença, no Grã-ducado de Toscana, recebeu esse nome em homenagem a cidade natal, como sua irmã Parthenope (nascida em Partênope, Napolis). Moça brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu estatuto, que seria tornar-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à caridade, encontrando seu caminho na enfermagem.
A função de “enfermeira” era tradicionalmente executado por cozinheiras e prostituas que eram obrigadas a fazer atendimentos em hospitais ou serem acompanhantes nas guerras como forma de castigo.
Em 1845, preocupada com o atendimento aos pobres e indigentes, comunicou sua decisão a família, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe.
Em dezembro de 1846, após o falecimento de um mendigo em uma enfermaria de Londres, Nightingale se tornou principal defensora de melhorias no atendimento público. Imediatamente, ela obteve o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Isto a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.
Em 1846,visitou Kaiserwerth, um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras católicas na Alemanha, ficando impressionada pela qualidade do tratamento