Florenca
Com as invasões barbaras, a cidade de Florença foi bastante prejudicada. Por se localizar em um ponto estratégico, a ponte sobre o rio Arno e era um ponto de comunicação entre Roma e Padania, a cidade foi muito disputada entre os povos Godos e Bizantinos.
E por volta do final do século VI, os lombardos conquistaram o norte da Italia e da Europa Central, consequentemente Florença ficou sob seu domínio. Onde começou o período considerado como o mais negro da historia da cidade. A cidade foi cortada para fora das rotas principais, e a principal razão para a sua existência, desapareceu. Para a comunicação entre norte-sul, os Lombardos abandonaram a rota central de Bolonha-Florença- Pistóia, pois ela era muito exposta a invasões dos povos bizantinos, que ainda tinha seu controle da parte oriental da Itália.
O PERÍODO CAROLÍNGIO
Neste período, mais precisamente no século VII, se estabeleceu o sistema Feudal e Florença se tornou um condado do Sacro Império Romano. No final do século, provavelmente por medo das invasões húngaras, novas muralhas foram construídas. Este terceiro círculo construído seguia parcialmente a linha das antigas muralhas romanas, e entendia-se para o sul, incluindo assim os subúrbios que se desenvolveram com prosperidade, e enquanto isso no norte, por questões politicas, excluiu o Batistério, o Palácio do Bispo, as adjacências do Palácio Real, e a Santa Reparata.
Já no final do século X, a Condessa Willa, viúva do Marques da Toscana, possuía um distrito inteiro dentro das muralhas. Ela fundou uma abadia beneditina, a chamada Badia Fiorentina, na qual doou bastante dinheiro em memória ao seu marido. O seu filho, Hugo, contribuiu para o desenvolvimento da cidade de Florença ao decidir deixar a cidade de Lucca. Sua escolha de Florença como o lugar de sua residência reforçou o caráter administrativo da cidade.
PRIMEIRA IDADE MÉDIA
No século XI, Florença tornou-se ainda mais importante. Já que Lucca não era a sede