Florença
Introdução à Cultura Arquitetónica I!
FLORENÇA - ICA I
1
!
Introdução!
O presente trabalho é sobre Florença, mais concretamente a sua História, as suas mais importantes famílias e os seus mais importantes edifícios!
!
O objectivo deste trabalho é conhecer mais a fundo a cidade de Florença e tudo o que ela tem para oferecer.!
!
!
A HISTÓRIA DE FLORENÇA!
!
A FUNDAÇÃO!
!
!
A cidade foi construída na confluência de dois grandes rios, Arno e
Mugnone, que foi onde as populações pré-históricas se fixaram por motivos de defesa. Apesar da ocupação de Florença datar desde esses tempos a sua fundação dá-se aquando a época Romana. Na parte mais antiga da cidade ainda é possível observar testemunhos dessas origens Cesarianas. !
Planeada de forma rectangular, a cidade é muralhada ao longo de um perímetro de 18 quilómetros. Como todas as cidades romanas é caracterizada por uma malha de estradas rectas que se cruzam perpendicularmente. As duas estradas principais (Decumanus e Cardus maximus) levam a quatro portas e convergem na praça central, a actual Piazza della Repubblica. !
!
PERÍODO BIZANTINO E PERÍODO LOMBARDO!
!
As invasões bárbaras prejudicaram seriamente o desenvolvimento da cidade de
Florença. Apesar de ter resistido às primeiras invasões, não resistiu à guerra entre os Godos e Bizantinos. A sua localização estratégica entre Roma e Padania fazia desta cidade tão desejada por inúmeros povos!
!
No final do séc. VI, Florença caiu sob o domínio dos Lombardos que conquistaram todo o norte da Itália e da Europa Central. Este foi o período mais negro da história da cidade. Isolada das rotas principais Florença perde o seu meio de sustento e isola-se.No entanto, durante este período, especialmente após a conversão da cidade à Igreja Romana, foram construídos vários edifícios religiosos como o Batistério de São João Batista que ainda podem ser observadas na actualidade apesar de não na sua forma original.!