Flora
A botânica é a ciência que estuda e descreve as plantas de uma região, analisando as suas principais características, períodos de floração, abundância, etc. A flora tem características particulares consoante o período geológico e o ecossistema a que pertence.
É possível fazer a distinção entre a flora (que analisa o número de espécies) e a vegetação (que se centra na distribuição das espécies e a sua importância relativa). Significa que a flora, o clima e outros fatores ambientais são os que determinam as características da vegetação.
Por outro lado, pode-se classificar a flora em flora nativa (autóctone de uma região, cresce sem a intervenção humana), flora agrícola ou de jardim (cultivada pelos homens) e flora de matagal (espécies consideradas indesejáveis, vulgarmente conhecidas por “ervas daninhas”).
A flora é utilizada pelo homem para satisfazer diversas necessidades. Certas folhas, frutas e sementes são usadas como comida, ao passo que a madeira, a borracha e as cortiças podem servir para fabricar produtos ou desenvolver construções. Da mesma forma, a fauna aproveita/recupera certas espécies da flora como alimento, de tal maneira que subsiste graças a esta. Por exemplo: as vacas (fauna) alimentam-se através do pasto (flora).
Definição
Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico.
É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. É o que acontece com a flora brasileira, pois em nosso país existem diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica,