flora
O Brasil é um país dividido em cinco grandes regiões, sendo a Centro-Oeste, uma delas cobrindo uma área de aproximadamente 1.606.371,505 quilômetros quadrados, isso significa que ela cobre 4 estados do nosso país: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. A vegetação nesta região brasileira é bem diversificada e diferente, levando em conta o tipo de solo presente e também o clima.
Uma parte da Floresta Amazônica faz parte da flora da região Centro-Oeste brasileira, sendo praticamente impenetrável, de tão fechada e intensa. Há ainda a ocorrência em maior escala do cerrado, da savana e também de campos limpos. Existia também uma floresta tropical, porém ela já foi quase que completamente destruída. Veja a seguir algumas fotos mostrando melhor como é a flora na região Centro-Oeste brasileira:
O bioma é o cerrado, cuja flora é composta de vegetação rasteira, adaptada ao clima seco. Possui árvores espaças, de altura baixa e com caules retorcidos.
A Flora do Cerrado
“Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador... O Urucuia vem dos montes oestes. Mas, hoje que na beira dele, tudo dá – fazendões de fazendas, almargem de vargens de bom render, as vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas há lá. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães,é questão de opiniães... O sertão está em toda parte... O sertão é do tamanho do mundo...”
J.G. Rosa
Assim, o renovador da linguagem literária, o escritor brasileiro João Guimarães Rosa, na década de 50, reproduz o Cerrado:
- Do tamanho do mundo pois é tão extenso, do tamanho do mundo pois é tanta diversidade da flora que encerra!...
Essa imensidão que ocupa 23% do território brasileiro não