Flexibilidade
A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de aptidão física atual do cliente, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos.
Quanto maior o número de informações que o professor tiver do seu aluno, mais personalizada será a planilha de treinos. O profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e auxiliar a estabelecer metas para o aluno avaliado a partir da identificação dos déficits apresentados.
Por meio da avaliação, o profissional terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e a intensidade e frequência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento individual. a prática de exercícios de flexibilidade, corretamente planejados, para combater problemas causados pelo estresse muscular e melhorar o desempenho das atividades diárias do ser humano
Salientar a importância dos exercícios de flexibilidade no aperfeiçoamento motor, no aumento da eficiência mecânica, na diminuição dos riscos de lesões e na consciência corporal;
A flexibilidade é fundamental nas atividades físicas profissionais e 22 nas tarefas diárias, a redução dessa flexibilidade acompanhada do envelhecimento, pode acarretar a perda total da independência dos movimentos, já no início da idade avançada e, de modo mais sério, entre 80 a90 anos. A perda da flexibilidade é caracterizada em parte pelo envelhecimento muscular instalado se não compensado, reduz a capacidade de dissipar energia.
Achour (1996) afirma que os músculos encurtados tendem a se tornar cada vez mais encurtados, ao realizarem movimentos com amplitude limitada.
A flexibilidade é importante porque aperfeiçoa o movimento, aumenta a eficiência mecânica,